18 de março de 2013

Downloads

Olá!
Tal como já tinha aqui prometido, achei que seria interessante colocar aqui os links de uma publicação de 1943, onde se ensinam receitas e truques para cozinhar bem com poucos productos. Achei interessante, não só pelo registo histórico, como hoje em dia ainda nos pode ajudar. Está em PDF e dá para imprimir. Espero que gostem.  :)



12 de março de 2013

Liberdades...

Hoje tem sido um dia que, coincidência ou não, tenho lido imensas coisas sobre o vintage, e sobre opiniões actuais sobre o tema. Hoje li no Facebook da Lindsay Lane que uma rapariga ficou muito ofendida por ela se vestir à época (ela veste-se diáriamente com roupas originais dos anos 30 e 40) e por usar meias com aquele risquinho atrás, que se via muito nesses anos, pois estava a "adorar" um tempo em que as mulheres eram submissas e que se vestindo assim não estava a ser uma mulher liberal.


Eu acho engraçado. Uma coisa era não gostarem da maneira como ela se veste. Hoje em dia já tudo se vê, e  quer gostemos ou não, de certo modo tudo é aceite. Agora, dizerem que esta ou aquela maneira de vestir ofende e que significa que estamos a apoiar a submissão das mulheres?? 


Agora expliquem-me: onde é que as mulheres hoje em dia são assim tão livres? Sim, já podem andar sozinhas sem ter chaperone; se estão interessadas num homem já o podem dizer sem ser apelidadas de oferecidas, mas... significa isso que antigamente as coisas eram tão más assim? Antigamente as mulheres eram respeitadas. Podem dizer-me que hoje em dia também o são, mas serão mesmo? Onde é que hoje em dia um homem abre a porta para uma mulher passar, p. ex.?

Parece que agora ser livre é fazer tudo em excesso. Bebe-se sem conta e medida, vestem-se com roupas cada vez mais diminutas, mostram que são liberais oferecendo-se a cada vez mais homens..? Atenção, não estou dizendo que são todas assim, mas se fazermos uma comparação entre hoje em dia e o passado, percebemos facilmente as várias diferenças...



???????????
Bem, se é assim que algumas mulheres se acham muito liberais hoje em dia, pois quero ser "antiquada", thank you.


8 de março de 2013

Soluções em tempos de Guerra (Crise)

Como todos nós sabemos (e infelizmente cada vez melhor) as coisas estão complicadas. Cada vez há menos emprego, mais impostos e cortes, enfim...
Como sabem adoro os tempos antigos, e claro que vejo muitos filmes/publicidade da época. Na WWII, por todo o Reino Unido e EUA havia racionamento. Havia os "food stamps", pequenos papelinhos que podiam ser trocados na mercearia por certos tipos de comida. Isto enquanto houvessem esses bens. Por exemplo, o açúcar era considerado um luxo. Tabaco também deixou de haver passado um tempo...
Deixo aqui um video da altura que achei giro.


E porque estou com essa conversa, perguntam vocês e muito bem? Bem, porque em tempos de crise, porque não seguirmos algumas das ideias do passado? Claro que não estou a advogar o racionamento dos bens, per se. Mas podemos seguir alguns dos conselhos dados na altura.

Porque não criar os nossos próprios alimentos numa varandinha? Porque não conservar as frutas que no Verão há em abundância, para termos para tempos que não é tão abundante? Porque não tentarmos arranjar as nossas roupas que se estragam, em vez de jogarmos fora? Ou reutilizar essas roupas, esses tecidos, para fazermos outras coisinhas? 

Na altura começaram também a aparecer receitas onde se cozinhava com pouca variedade de alimentos. (Há uns tempos vi num site, e até se podia fazer Download, mas já não encontro o link. Vou tentar encontrar e posteriormente colocarei aqui).

Bem sei que hoje em dia o tempo é escasso, mas para quem está em casa, é uma boa ideia. Eu acho, pelo menos.  ;) 

Ficam aqui algumas imagens da época para vos inspirar.





 

1 de março de 2013

Pipoquices...

Como já disse, ando muito pelo Facebook, e deparei-me ontem com uma situação que despoletou imensa fúria por parte das pessoas, e claro, cada um atira a sua opinião. Pessoalmente, estiva cá a pensar: "Escrevo sobre o assunto? Não escrevo..? E como também tenho um blog e o direito de mandar bacalhoadas, decidi-me a fazê-lo. Sei que não é da temática Vintage, mas esta mulher vintage vive no mundo actual, então há assuntos incontornáveis...

Ora como toda a gente já sabe, a Sra Ana Garcia (aka Pipoca Mais Doce), fez um comentário a meu ver infeliz (no mínimo), sobre uma rapariga que foi aos Óscars, a Sofia Alves, através da Fundação Make a Wish.
E o comentário foi: "E pronto, não é preciso procurar mais, está escolhido o terror da noite. Esta pequena, de seu nome Sofia Alves (podia perfeitamente ser a nossa Sofia Alves, que também é uma bimbalhona do pior) teve um surto de febre e, em delírio, decidiu apresentar-se assim na passadeira vermelha. Collant opaco, saia da Pimkie, uma camisola básica da H&M e o gorro do irmão mais velho que assalta carros à noite. Estou de boca aberta".


Entende-se que as pessoas não tenham gostado do comentário. A questão aqui não é se a rapariga está doente ou não. A questão é a forma infeliz como a dita senhora comentou o caso. Deve ser familiar do Relvas, viu umas quantas montras e teve equivalência em Fashion Advisor. Pena que não teve equivalência em Boa Educação... Chamar alguém de bimbalhona só porque não leva um vestido de um costureiro famoso, é uma estupidez! E a senhora por acaso conhece o irmão da rapariga (se é que ela tem algum irmão) para dizer que o dito assalta carros à noite?? Se fosse verdade, deviam ser colegas, já que a senhora também já saíu da Zara sem pagar a roupa, pelo que já alguém comentou que a própria escreveu no seu blog. Eu não o li porque felizmente não o sigo..

Depois da bomba ter explodido na página Pipoquiana do FB, a mesma escreveu: "Tal como já expliquei no blog, a partir de agora, e a pedido dos pais da Ana Sofia Alves, mais NENHUM comentário sobre o assunto será publicado, aqui ou no blog. Posto isto, e se quiserem continuar a insultar, agradeço que o façam via mail (...). Acredito que não terá tanta graça, porque é muito mais giro o enxovalhamento público, mas pronto, ao menos respeitem o pedido dos pais, pode ser?". No entanto há duas coisas engraçadas:
1- Só os comentários negativos foram eliminados;
2- Acho engraçado como ela só não gosta do enxovalhamento público contra ela, mas ela gosta de enxovalhar as outras pessoas, porque "percebe de moda"... (????)

Todo o assunto tem sido... uma parvoíce, do início ao fim.
Primeiro, escreve-se, dá-se uma opinião que, não sei, deve ser fundamentada, e depois porque se descobre que a rapariga está doente, retira-se? Acho uma hipocrisia de todo o tamanho! 

Agora, a questão aqui não é: "estamos contra a Pipoca porque coitada da rapariga tem cancro e não podemos criticar." NÃO!! A questão aqui é maneira parva como a mesma o fez. Bimbalhona é ela, que lá porque escreveu um livro acha-se dona da verdade. Pseudo-Tia como ela há muitas cá em Portugal, que compram roupa na feira e depois vêm para os blogs dizer que entendem muito de moda e que compram coisas muito caras e tal... Sim, o blog dela é privado e escreve o que bem entende nele, mas se o trabalho dela é criticar a moda, então faça-o imparcialmente, não venha ofender as pessoas, pois isso só lhe retira a razão.